Dance Vale do Sol

Um trabalho com objetivo social

O Projeto Dance Vale do Sol realiza aulas de dança com os gêneros Jazz Dance, Street Jazz e Dança de Salão, para indivíduos do sexo masculino e feminino, a partir dos 5 anos até a 3ª idade, vem se desenvolvendo seriamente na comunidade do Jd. Vale do Sol desde 2004 e até o final de 2010 irá regulamentar-se oficialmente como ONG. Será um espaço de artes que abrangerá, além dos diversos gêneros de dança, outras formas de arte como Teatro, Música, Pintura etc.

Este trabalho foi idealizado por amor e respeito à arte de expressar-se através do corpo e pelo público alvo, visando a dança como uma formação corporal globalizada por meio de exercícios e atividades que estimulem a aquisição de um ótimo nível de desenvolvimento psicofísico e social, dando ênfase a uma sutil percepção do movimento como um todo e visando a execução de gestos harmônicos, tanto para quem faz como para quem observa.

O que mais encanta neste trabalho é acompanhar o crescimento e a evolução técnica dos alunos, suas descobertas com relação ao respeito e ao amor pela dança. Trata-se de uma comunidade com baixo poder aquisitivo. O uniforme e o figurino de alguns alunos são pagos pelos próprios pais. Outros alunos com maiores dificuldades financeiras vendem rifas para adquirirem o figurino . Para casos mais complexos recebemos doações dos que chamamos de Amigos da Dança e através de arrecadação com festas e eventos. Já passamos por muitas dificuldades e ainda esbarramos nelas!!!

Ao participarmos de festivais de competições de Dança, encontramos e disputamos com as melhores academias da região e do país, lugares em que nossos alunos nem poderiam sonhar em fazer aulas devido a seu baixo poder aquisitivo, ao saber o quanto é caro manter-se em uma academia principalmente se for reconhecida neste meio. Mas para nosso orgulho, estávamos lá, lado a lado com estas academias. Todos foram percebendo que tínhamos as mesmas capacidades e fomos buscando nosso espaço.

As academias e entidades de dança passaram a nos respeitar e a valorizar este trabalho como iniciação profissional à dança, cujo o nome foi levado e representado em varias cidades.

Muito além de prêmios e reconhecimentos, estão alguns alunos que, nunca saíram da cidade de São José dos Campos, e através deste Projeto realizado no Jd Vale do Sol com a ajuda dos Amigos da Dança que possibilitam a oportunidade de viajar e conhecer outras cidades, estados e pisar no mesmo solo que grandes artistas. É emocionante ouvir alguns relatos destes alunos que expressa sua a admiração em perceber que, em outras cidades a cultura e a realidade social, podem ser tão diferentes das suas, “melhores ou piores”!

Alguns dos festivais que participamos com premiações:

  • 3º lugar – NEW FEST DANCE 2007 e 2008 EM CAMPOS DO JORDÃO. (Dança Jazz)
  • 3º lugar – FESTIVAL DE DANÇA UNIVAP 2007 (Dança Jazz)
  • 1º lugar – FESTIVAL DE DANÇA UNIVAP 2009 (Dança Jazz e Dança de Salão)
  • 2º lugar – GINASTRADA 2007 – FASE REGIONAL E FASE ESTADUAL NA CIDADE DE PIRACICABA (Dança Jazz)
  • 1º lugar e 2º lugar – FESTIVAL ART DANCE EM JACAREÍ 2008 (Dança Jazz)
  • FESTIDANÇA 2008 – SJC (seletiva) (Dança Jazz)
  • FESTIDANÇA 2009 – SJC (seletiva) (Dança Jazz)
  • 1º lugar – DANÇA PARATY 2009 (Dança Jazz)
  • 3º lugar – FESTIVAL DE DANÇA CARAGUATATUBA 2010 (seletiva) (Dança de salão)
  • 2º lugar – DANÇA SÃO PAULO 2010 (dança livre 3ª Idade)
  • Em 2010 passamos na seletiva do maior festival de dança do mundo, onde somente os mais preparados são selecionados – FESTIVAL DE DANÇA DE JOINVILLE/SC. Os alunos permaneceram na cidade por 10 dias.

Deste trabalho já estamos colhendo frutos!

Vários de nossos alunos já estão se profissionalizando na área de dança. A aluna Tânia Leda Pinheiro esta cursando em 2010 o 2º Ano da Faculdade de Ed. Física e já é nossa estagiária!!!

Neste ano de 2010 mais três alunos do Projeto, que se inspiraram na Dança Jazz e fez nascer o desejo de se tornarem Professores de Dança, iniciaram a Faculdade de Educação Física na Univap; “Luan Urçulino da Silva, Christiane Ellen Monteiro e Juliane Santos Silva”. Todos conseguiram bolsa de estudo! Além de professores todos garantem seguir carreira e se formarem dançarinos profissionais…Outros conseguiram bolsas de Dança em academias de dança na cidade de São José dos Campos.

Muitos outros estão se destacando por seus talentos e capacidades e já sonham em se profissionalizar. Em 2011 teremos mais 4 alunos caminhando em direção a Faculdade. Este trabalho é muito especial, pois através da dança essas pessoas estão descobrindo uma outra realidade possível, diferente da que vive!

O Projeto proporciona uma oportunidade real e um direcionamento aos que se dedicam e lutam por seus objetivos na tentativa de vencer na vida, fazendo o que ama!!!

Como Profissional, tenho estudado e procurado me aperfeiçoar cada vez mais, pois sei a responsabilidade que tenho e me alegro muito ao saber que estes alunos e seus familiares, confiam em meu trabalho e se espelham, para vencerem seus obstáculos e se superarem.

“A dança não é apenas uma forma de expressão, mas sim uma das razões mais importantes para vencermos os obstáculos da vida”.

Profª Isildinha Prado