O acadêmico Rogério Rodrigues

No dia 27 de Novembro de 2010, a AVLA (Academia Valeparaibana de Letras e Artes) nomeou 13 novos acadêmicos; entre eles, o joseense Rogério Rodrigues, escritor, agitador cultural e líder do grupo Farol São José. Também tomaram posse outros 5 artistas da região: Rodney Amador (Tremembé), Fátima Bretherick (Taubaté), Cláudio Marques (Guaratinguetá), Silmara Retti (Ubatuba) e Raimundo Nonato (Taubaté); e 7 acadêmicos correspondentes: Edinira Silveira (Rio de Janeiro), Tony Bonfá (Curitiba), José Eduardo Cavalheiro da Silva (Rio de Janeiro), Carmem Silvia (São Paulo), Luiz Botelho (São Paulo), Nery Lima (Taubaté), César Di (São Paulo) e Maneco Araújo (Belo Horizonte).

A cerimônia aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Taubaté e teve como orador oficial o artista plástico Márcio Carneiro, que recebeu os títulos de Chanceller das Artes, em Boituva/SP, e Delegado Cultural da AVLA em Taubaté. Como atração musical, o evento contou com a presença do Grupo Taubatchellos, Camerata de Violoncelos da Escola Maestro Fêgo Camargo.

Alberto Mazza, Daniel de Castro Rebelo, Silvinha Simões e Rogério Rodrigues

O artista plástico Márcio Carneiro recebe o título de Delegado Cultural

Uma semana depois do Cerimonial, Rogério Rodrigues falou sobre a sua entrada na AVLA. “Foi um presente de Deus, uma virada, um passo adiante, uma conquista muito importante para minha vida”. Em relação a seus projetos literários, Rogério disse: “Não faltam editoras dispostas a dar oportunidade a novos escritores, mas os maiores obstáculos estão em outras etapas do processo, como a revisão. Uma boa alternativa seria atuar em parceria com as faculdades, criando oficinas literárias. Isso também ajudaria a despertar o interesse do público pela literatura local, além de aproximar o escritor dos leitores.” Rogério Rodrigues disse ainda que espera publicar um novo livro em maio e, ao final da conversa, mostrou-se bastante emocionado. “Agradeço a Deus e a todos os que me ajudaram a chegar até aqui. Nunca vou me esquecer das pessoas que acreditaram em mim. Tenham certeza que darei o máximo de mim nesta nova etapa, buscando mais do que nunca unir a cultura da nossa região nos mais diversificados eventos e projetos.” Veja algumas imagens do evento no vídeo abaixo.

Anúncios

Os comentários estão desativados.